Carregando...
JusBrasil - Política
20 de abril de 2014

Provão do Ensino Fundamental: inscrições abertas

Publicado por Governo do Estado de Roraima (extraído pelo JusBrasil) - 4 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Ascom/SECD

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos Encceja/2009 o provão do ensino fundamental estarão abertas até o dia 30 de setembro. O exame será coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O Encceja é uma avaliação para aferição de competências e habilidades de jovens e adultos, no nível de conclusão do Ensino Fundamental e tem como objetivos, oferecer uma avaliação para fins de classificação da correção de fluxo escolar, construir uma referência nacional de auto-avaliação, consolidar e divulgar um banco de dados com informações técnico-pedagógicas, metodológicas, operacionais, sócio-econômicas e culturais, que possam ser utilizados para melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos EJA.

As provas contemplam as áreas básicas do conhecimento, e são estruturadas quatro provas objetivas com 30 itens de múltipla escolha cada uma e ainda uma proposta de tema para redação, distribuídas da seguinte forma: Prova I Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (inglês), Artes, Educação Física e Redação, Prova II Matemática, Prova III História e Geografia e Prova IV Ciências Naturais. As provas serão realizadas nos 15 municípios do Estado.

A participação no Encceja é voluntária. O participante faz a prova e, atingindo a pontuação mínima exigida, é aprovado e certificado na proficiência do ensino fundamental.

Esse exame é uma oportunidade para as pessoas que não concluíram seu nível de ensino em idade própria, finalizarem os estudos. As pessoas que possuem conhecimentos de vida também podem ser certificados por meio desta prova, explicou Raimunda Oliveira Rodrigues, chefe da Divisão da Educação de Jovens e Adultos da SECD.

COMO SE INSCREVER As inscrições são gratuitas e serão realizadas exclusivamente pela internet no endereço eletrônico: www.encceja.inpe.gov.br/inscricao, até às 23h59 do dia 30 de setembro de 2009, observado o horário de Brasília. Os candidatos deverão ter, até a data de realização da prova, a idade mínima de 15 anos.

O cartão de confirmação da inscrição, senha de acesso aos resultados individuais, o cartão-resposta do questionário sócio-econômico e o manual do inscrito serão enviados para o endereço residencial informado no ato da inscrição.

As provas serão realizadas no dia 29 de novembro de 2009, sendo que no período matutino (das 8h30 às 12h30) serão realizadas as provas III e IV e no período vespertino das (14h30 às 19h30), as provas I e II.

ENSINO MÉDIO com relação ao Exame de Suplência Geral - Nível Médio/2009, o Provão do Ensino Médio, o mesmo será aplicado ainda este ano em data a ser definida pela SECD.

Outras informações podem ser obtidas na Divisão de Educação de Jovens e Adultos Dieja e Central de Atendimento e Registro CAR, localizado na Alameda dos bambus, 391 Pricumã, ou pelos telefones: 3626-6293, 3626-6489 e 3626-5670.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://governo-rr.jusbrasil.com.br/politica/3597916/provao-do-ensino-fundamental-inscricoes-abertas