Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Medidas facilitarão entrada de turistas na VE

    há 15 anos

    Representantes do governo de Roraima e de órgãos do governo venezuelano que atuam na área de fronteira se reuniram na quarta-feira (14), em Santa Elena de Uairén, com a finalidade de discutir medidas facilitadoras para entrada de turistas brasileiros no País vizinho.

    Entre as resoluções anunciadas, nesta quinta-feira (15), pelo secretário estadual para Assuntos Internacionais, Sérgio Pillon, estão: a prorrogação até o dia 28 de fevereiro deste ano do prazo para que o condutor que não seja proprietário do veículo possa obter Licença para Trânsito na Venezuela e atendimento preferencial no Posto de Combustível Internacional, que funciona das 8h às 17h nos dia úteis e das 8h às 12h no domingo, mediante apresentação da Licença para Trânsito de Veículos.

    Conforme explicou o secretário, a intenção é facilitar o máximo possível o acesso dos turistas brasileiros à Venezuela, uma vez que o Brasil não tem um acordo oficial sobre turismo com esse País. As medidas incluem ainda um pedido formal para que aumente o número de atendentes na Aduana Ecológica, local que concentra todos os procedimentos burocráticos necessários para entrada na Venezuela, o que deve agilizar os serviços e aumenta o tempo hábil de estada dos turistas em seus destinos.

    O secretário ressaltou que o Governo de Roraima trabalha pelas vias diplomáticas para que a identidade civil passe a funcionar como documento de acesso a qualquer parte do País vizinho, dispensando a obrigatoriedade do passaporte, o que já ocorre na maioria dos países sul-americanos. Também luta para que não seja obrigatório comprovante de propriedade para os condutores de veículos brasileiros entrarem na Venezuela e para que o seguro do veículo seja cobrado proporcionalmente ao tempo em que os brasileiros permanecerem em solo estrangeiro.

    Ao sair do Brasil, o viajante deve ter ciência dos documentos obrigatórios exigidos na fronteira, entre eles, o passaporte para quem vai se deslocar além de Santa Elena, licença para trânsito de veículo na Venezuela e contratação de seguro de responsabilidade civil, que cobre danos causados e sofridos pelo contratante durante o trânsito no País, com validade de um ano, ambos feitos na Aduana Ecológica de Santa Elena, e o cartão internacional de vacina contra Febre Amarela, com data de vacina de pelo menos dez dias antes da data prevista para entrar na Venezuela.

    O funcionamento dos serviços nos postos da Receita Federal e da Polícia Federal no Brasil são das 8h às 14h e das 14 às 18h. Enquanto na Aduana Venezuelana, ele ocorre das 8h às 13h e das 13h às 18h, embora a fronteira permaneça aberta todos os dias da semana das 7h às 22h, horário de Roraima, 21h30 horário venezuelano. A diferença de meia hora no fuso horário deve ser sempre observada pelos turistas para que não haja contratempos em seus trajetos.

    • Publicações421
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/medidas-facilitarao-entrada-de-turistas-na-ve/606065

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)