Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    SESP monta comissão estadual da 1ª Conseg

    há 15 anos

    A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) realizou na tarde de quinta-feira (15) a 1ª reunião com representantes da sociedade civil, trabalhadores e gestores em Segurança Pública, visando montar a comissão da 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública, prevista para julho deste ano, que é um instrumento participativo que busca o fortalecimento do processo democrático e a ampliação do exercício da cidadania. O objetivo central é promover um amplo debate com a sociedade sobre segurança pública.

    A abertura da reunião foi realizada pelo secretário de Segurança Pública, Cláudio Lima de Souza, e o Adjunto da Pasta, Cézar Augusto dos Santos Rosa, que também coordena a Conferência em Roraima. Ao todo 24 pessoas estiveram presentes nesta primeira reunião, dentre eles o representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Denis Alberto Mata Gonçalves Torres.

    De acordo com o coordenador da Conferência, a pluralidade deste evento que terá um grande impacto na sociedade será assegurada pela composição do plenário das conferências, que deverá respeitar a paridade de 40% de vagas para a sociedade civil, 30% para trabalhadores da segurança pública e 30% para o Poder Público. Além de governos municipais e estaduais, a própria sociedade civil poderá convocar conferências livres e enviar propostas diretamente para a etapa nacional.

    Apesar da etapa nacional da 1ª Conseg acontecer em agosto de 2009, em Brasília (DF), serão realizadas antes disso, as discussões que pretendem ganhar o Brasil em conferências municipais e estaduais e outras iniciativas mobilizadoras, como conferências livres, conferência virtual e seminários temáticos.

    Em Roraima o governo do estado fará o lançamento da etapa estadual dia 11 de fevereiro. Entretanto, foi proposto que esta comissão se reúna uma vez ao mês e sejam debatidas todas as propostas que deverão ser inseridas na etapa Estadual e apresentadas na Conferência Nacional.

    "Esta Conferência de Segurança Pública será a primeira a ser realizada no Estado de Roraima e no Brasil, demonstrando à sociedade brasileira o compromisso assumido com a consolidação de bases para o desenvolvimento de um novo modelo de Segurança Pública no País. Precisamos ter o maior envolvimento possível da sociedade civil e organizada nesta conferência, para que juntos possamos superar os obstáculos que colocam o tema entre as três maiores preocupações dos brasileiros",

    • Publicações421
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sesp-monta-comissao-estadual-da-1-conseg/606073

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)