jusbrasil.com.br
19 de Outubro de 2021
    Adicione tópicos

    LANÇAMENTO DO LIVRO "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: PLANO DE DESENVOLVIMENTO

    Governo do Estado de Roraima
    há 13 anos

    O ITERAIMA lançou o livro intitulado Planejamento Estratégico: Plano de Desenvolvimento Sustentável/Plano Plurianual 2008-2011 ITERAIMA com a finalidade de fornecer informações sobre o pensamento estratégico desta autarquia a ser implementado no interstício do quadriênio 2008 -2011.

    Os autores Carlos Augusto Matos de Carvalho (Coord.), Carmel Iannuzzi Pereira, Maria Conceição de SantAna Barros Escobar e Osmar Hentges, ressaltam que o trabalho teve como parâmetro, a princípio, o Plano de Desenvolvimento Social PDS preconizado pelo Governo de Roraima, que traça diretrizes estratégicas para o horizonte futuro, projetando objetivos específicos esperados, focados em eixos estruturantes e voltados para a consecução de um objetivo macro: a melhoria do desenvolvimento humano e social. (mensurado pela variação do Índice de Desenvolvimento Humano IDH) e desdobrado em um Plano Plurianual PPA 2008 -2011.

    O livro apresenta um panorama histórico das estruturas fundiárias de Roraima, o papel do ITERAIMA, além de discutir alguns conceitos relacionados à terra, à regularização fundiária, à titulação e ao planejamento de ocupação territorial.Noutro momento o livro aborda aspectos conceituais do planejamento, partindo para a discussão de um Modelo de Planejamento Estratégico. Esse Plano Estratégico vem definido em dois planos específicos: O Plano de Desenvolvimento Sustentável PDS e o Plano Plurianual PPA O Diretor-Presidente Washington Pará destaca que a pretensão é a de desenvolver o PPA do ITERAIMA numa estratégia de sustentabilidade, calcada no tripé sócio-econômico-ambiental. Daí a proposição modular PDS/PPA, ou seja, dois planos em um (o pensamento estratégico sustentado PDS e o pensamento estratégico sustentado aplicado PPA). Ou ainda, estruturar a idéia do desenvolvimento fundiário sustentado, em um plano aplicado para os anos de 2008-2011. Na perspectiva do Governador José de Anchieta Júnior, o propósito desse trabalho, elaborado a partir das diretrizes estratégicas para Roraima, é o de colaborar com o aumento da inclusão social, com a redução das desigualdades sócio-econômicas e ambientais, na busca de uma sociedade sedimentada na sustentabilidade.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)